Fonte de Vida

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Central de atendimento
(65) 3028.2807 - (65) 9982.5920
Rua Santa Mônica, 75
Jardim California
Cuiabá - Mato Grosso
Cep.: 78070-355
Telefone: 65-
3028.2807
Celular: 65-9982.5920
max.solar@hotmail.com
Skype: max.energia.solar
Criação e Desenvolvimento:
Postamos algumas fotos
de serviços realizados ...
CLIQUE AQUI.
Todos os direitos reservados a Max Energias Renováveis
Localização
clovis.rocha@hotmail.com
Galeria de Fotos
Sanidade Animal
O bovino que tem acesso
a uma água de boa
qualidade ganha em ...
CLIQUE AQUI.
maxNEWS
O maxNEWS é
um informativo que
nasceu com o objetivo de ...
CLIQUE AQUI.
Em Breve
“A água tem para o gado, a mesma importância que a pastagem, mas, com um custo de investimento muito menor”.

Esta afirmação defendida por especialistas, já é vista com bons olhos pelos investidores na bovinocultura, mas qual é a qualidade da água fornecida hoje ao rebanho?

"Menor custo de investimento”. Esta é a principal afirmativa para que os pecuaristas continuem a se utilizar da cacimba como forma de fornecimento água ao seu rebanho bovino, o grande problema deste método é a proliferação de doenças.

Um estudo realizado pelo professor Aires Manoel de Souza, entre os anos de 1997 e 2001 em 12 municípios do vale do Araguaia em 300 cacimbas, constatou-se que, a cacimba é o principal meio para a proliferação da toxina de clostridium botulinum, causadora do botulismo, doença letal para o gado.

Diante dessa pesquisa que foi acompanhada de perto pelos fazendeiros, onde se pôde comprovar que o botulismo de origem hídrica, é o grande responsável pela perda de seus animais que consomem água de cacimbas contaminadas, problema este que se agrava na época da seca entre os meses de maio a outubro. O aumento da temperatura, a conseqüente redução do volume de água e o acumulo de matérias orgânicas (fezes e animais mortos), provoca a diminuição do oxigênio proporcionando o desenvolvimento da toxina.

O professor Aires, recomenda a utilização de novas tecnologias para dar  acesso a  uma  água de qualidade, entre as novas tecnologias, a que se destaca nas propriedades rurais é o uso da energia solar para bombear água de poços artesianos para bebedouros, construídos de forma estratégica dentro das pastagens, proporcionando assim água de boa qualidade ao rebanho.
"O bovino que tem acesso a uma água de boa qualidade ganha em média, uma arroba/ano”.

Grupos agropecuários têm realizado investimentos constantes para fornecer água de boa qualidade ao rebanho bovino, e, conseqüentemente na preservação de mananciais, lagos, rios e nascentes. O retorno deste investimento, além dos já citados, provém de um valor agregado ao produto e a abertura de mercado internacional, visto que diversos países têm dado preferência na aquisição de carnes oriundas de animais “verdes”, os quais têm baixo impacto ambiental na sua produção.
Loja virtual